É possível elevar o desempenho do Lodo Ativado através da técnica de bioaumentação? Veja como

Post: Bioaumentação e desempenho de sistemas de Lodo Ativado

O que é o Lodo Ativado em sistemas de tratamento de efluentes?

O sistema de lodos ativados consiste em uma complexa associação de micro-organismos composta por bactérias, ciliados e protozoários que oxidam os compostos orgânicos e inorgânicos presentes nos efluentes.

As bactérias são as principais responsáveis pela estabilização da matéria orgânica e representam valores acima de 95% da composição para todas as idades do lodo.

No que consiste a técnica de bioaumentação?

A bioaumentação é um dos métodos mais adequados para melhorar o desempenho de ecossistemas compostos por populações bacterianas. Em processos de tratamento de efluentes, adicionam-se cepas bacterianas especializadas em processos degradativos, de forma individual ou em blends.

Por que adicionar bactérias especializadas em Lodo Ativado?

Mesmo que o floco biológico seja composto por bactérias naturais do sistema, como bactérias filamentosas, colônias de bactérias formadoras de floco e bactérias livres, muitas vezes essas bactérias apresentam sensibilidade a compostos de difícil biodegradabilidade, tornando-os tóxicos para a microbiota do sistema.

A introdução de bactérias especializadas permite a degradação completa de substâncias de difícil biodegradabilidade. Devido às novas funções metabólicas introduzidas no sistema, essas bactérias tornam os compostos mais acessíveis para toda a microbiota.

O uso de produtos biológicos à base de bactérias melhora o floco?

Sim, a dosagem correta de produtos biológicos modula a microbiota bacteriana, mantendo a estabilidade e sedimentabilidade do floco biológico.

Manter o floco estável é muito importante, pois o desequilíbrio na microbiota bacteriana causa diversos problemas, como, por exemplo, o bulking filamentoso (excesso de bactérias filamentosas), o bulking viscoso (produção excessiva de EPS) ou o excesso de turbidez (excesso de bactérias livres). Quando isso ocorre, é indicado realizar o descarte do lodo excedente e aplicar um choque com o produto biológico. Posteriormente, mantém-se uma dosagem de produto biológico para manutenção, evitando que o problema volte a ocorrer.

Qualquer produto biológico pode ser utilizado para essa finalidade?

Não, existem inúmeros produtos biológicos disponíveis no mercado atualmente. Importante lembrar que cada produto tem em sua composição cepas bacterianas para finalidades específicas.

Pensando nisso a equipe da BioGenix desenvolveu o BioStart®, um produto composto por bactérias que auxiliam na formação e estabilização mais rápida do floco biológico, melhorando a sedimentabilidade do lodo e evitando o arraste de sólidos no sistema de tratamento de efluentes.

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre como elevar o desempenho do seu sistema de lodo ativado utilizando a técnica de bioaumentação.

E-mail comercial@biogenix.com.br

Telefone (51) 99573-4368

Biogenix nas redes sociais:

Página no LinkedIn

Contato:

Página no Instagram